Área do Cliente
Pequenos negócios lucrativos: Melhores opções para home office

O regime de trabalho home office já não é uma novidade.

Realidade de muitos profissionais e adotado por muitas empresas, trabalhar remotamente tem uma grande variedade de vantagens.

Confira alguns dos empreendimentos que podem ser abertos de casa

Já passou pela sua cabeça que trabalhar de casa pode ser muito mais prático e muito menos custoso? Quando falamos em home office, uma série de fatores envolvem essa modalidade de trabalho que está cada vez mais popular. 

O avanço de novas plataformas como Skype, WhatsApp, Hangouts, Google Drive e Slack, por exemplo, transformou a maneira como as pessoas se comunicam e trocam informações.

Não só para uso pessoal, essas ferramentas são extremamente úteis para quem trabalha com muitos documentos que precisam ser compartilhados entre uma equipe. 

Com um bom computador e uma boa conexão com a internet, todo esse processo pode ser realizado diretamente da casa de cada colaborador. 

Veja aqui mais idéias de negócios lucrativos.

Uma pesquisa realizada pela Owl Labs, 65% dos profissionais consideram que um trabalho remoto e flexível aumentariam sua produtividade e apenas 19% são liberados pelos empregadores para trabalhar remotamente.

Vantagens do Home Office 

Para você que não está ocupado no momento ou que pretende mudar de carreira e está buscando por pequenos negócios que sejam lucrativos e possam ser aplicados em regime de home office, é preciso se atentar em alguns pontos: 

O home office conta com benefícios que vão desde economia e autonomia a liberdade e proximidade, porém, esta modalidade também apresenta algumas desvantagens como distrações e excesso de carga de trabalho. 

Antes de já partir para um novo investimento, aconselhamos que você procure por espaços da casa que sejam silenciosos e confortáveis, ou seja, adequados para exercer suas atividades. 

Busque planejar as tarefas do dia, sempre colocando os compromissos principais em primeiro lugar. 

Trabalhar em casa não significa que você não precisa seguir uma carga horária ideal.

Separe momentos para se alimentar e se exercitar, sem se submeter a tentações e distrações. 

Agora que você sabe um pouco sobre como funciona a modalidade de home office, vamos conhecer algumas oportunidades que requerem poucos investimentos e são lucrativas.

Continue lendo e confira 7 empreendimentos baratos e lucrativos para serem feitos de casa.

Assistente virtual 

Se você entende um pouco de rotinas administrativas, tem experiência com atendimento telefônico ou já trabalhou em consultórios, atuar como assistente virtual é uma ótima alternativa. 

Caso você não tenha nenhuma experiência no ramo, mas se interessa pela profissão, é recomendado que procure cursos para se especializar ou converse com profissionais da área. 

Suas principais funções estarão relacionadas a contato com clientes, envio de e-mails, produção de relatórios e outras responsabilidades normalmente atribuídas a secretárias que trabalham presencialmente. 

Quanto mais disponibilidade de tempo você tiver, maior será sua cartela de clientes. Escritórios de advocacia, consultórios odontológicos e até grandes empresas, costumam contratar assistentes virtuais. 

Não se esqueça de fazer tudo contratualmente, para ter mais confiança e oferecer mais credibilidade a quem irá contratar seus serviços.

Tenha um perfil profissional nas redes sociais não deixe de buscar conhecimento, pois, quanto maior seu domínio na área e quanto mais serviços personalizados você dispor, mais chances de se destacar no mercado

Cabeleireira e esteticista 

Se você tem afinidade com o ramo de estética, mas não tem como alugar ou comprar um estabelecimento para atender os clientes, é totalmente possível atuar diretamente da sua própria casa. 

Montar um salão de beleza em casa requer separar um espaço considerável do imóvel só para essa atividade.

Saber qual cômodo será utilizado é fundamental para organizá-lo adequadamente com a disposição dos equipamentos: torneiras, ventilação, lavatório, tomadas, espelhos, cadeiras, entre outros. 

Além de gastos fixos como água e luz, será preciso gastar não só nos equipamentos, mas também em produtos como shampoo, cremes, hidratantes e esmaltes, no caso do seu salão ofereça manicure e pedicure. 

É comum que no começo do empreendimento os primeiros clientes sejam apenas moradores do entorno.

Para alcançar uma clientela maior, procure divulgar seus trabalhos nas redes sociais e até apostar em métodos mais tradicionais como o boca a boca, banners do lado de fora do estabelecimento e até carros de som. 

Designer gráfico

Muito exigida e ramificada, a área de design gráfico requer do profissional uma série de habilidades.

Branding, logotipo, animação, tipografia, diagramação, infográficos, design para mídias sociais, são algumas das principais demandas do designer. 

Encontre sua paixão dentro do segmento, mas sempre busque desenvolver novas habilidades.

Criar a identidade visual de uma marca, por exemplo, pode atrair o olhar desse cliente sobre seu potencial e acabar com que ele te passe mais tarefas. 

Entender as tendências do mercado, construir networking, identificar potenciais clientes, saber o quanto você precisa cobrar por cada serviço, ter um local de trabalho apropriado em casa, ter as ferramentas online à disposição e um bom computador, divulgar seus trabalhos através das redes sociais e construir um portfólio, são essenciais para transmitir credibilidade aos clientes. 

Editor de textos

A produção de conteúdo para a web cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Marketing de Conteúdo, SEO e tantas outras formas de prender a atenção do leitor no meio digital fazem parte das novas responsabilidades dos redatores editores de textos

Com uma ampla gama de atuações, o editor de textos pode produzir conteúdo para blogs, portais de notícias, e-mail marketing, redes sociais e e-books.

A intenção sempre será entregar algo útil para a audiência e fazer a empresa alcançar resultados positivos. 

Ao se tornar redator ou editor de textos, alguns benefícios são notados logo de cara.

Maior flexibilidade na escolha de demandas, oportunidades de aprender e ensinar, ritmo de produtividade de acordo com o seu próprio jeito de fazer as coisas, melhorar sua renda e até poder viajar sem se preocupar com o trabalho, são vantagens que um editor planejado e dedicado pode desfrutar sem limites. 

Social media

Responsável pela gestão de redes sociais, o social media cuida da essência da marca, como ela se posiciona no ambiente virtual, seu engajamento e relacionamento com os usuários. 

Por mais que seja imprescindível, a publicação de conteúdo nas redes sociais, como vimos, é só uma entre várias funções do social media.

A realização de planejamentos é uma espécie de documento que conta com as principais estratégias da marca e como o público-alvo se comporta diante delas. 

Para entrar no mercado, é recomendado ser da área de Comunicação ou ter realizado cursos relacionados.

Capacitação, afinidade com as plataformas, ter conhecimento sobre as principais funções e recursos das redes sociais, ficar atento às novas atualizações, fazem parte do processo para se destacar nesse setor em crescente expansão. 

Venda roupas online

Com a internet, empreender no mercado de moda diretamente de casa ficou muito mais fácil.

Algumas plataformas como o Instagram permitem abrir lojas virtuais para que as pessoas coloquem suas peças à venda.

Para fazer sucesso online, é fundamental ter inspiração na hora de escolher as peças que serão anunciadas.

Estar por dentro das últimas tendências e sempre ficar atento aos principais pedidos dos clientes faz com que seu negócio seja melhor avaliado. 

Na intenção de facilitar seu trabalho, defina um nicho.

Vestuário feminino, masculino, infantil, plus size, acessórios e roupas para banho, o setor de moda conta com uma variedade de opções. 

Diferente das lojas presenciais, online, o consumidor não tem a opção de experimentar as roupas, então, capriche nas fotos.

Mostre todos os ângulos e detalhes das peças, descreva o material utilizado, quais os tamanhos disponíveis e se quiser inovar, dê dicas de outras peças que possam combinar. 

Se você não tem ideia de como o marketing digital pode te ajudar, veja mais aqui.

Professor particular

Muito populares, principalmente em época de quarentena como esta que estamos enfrentando, os cursinhos online ajudam alunos de todos os níveis escolares e vestibulandos a continuarem tendo acesso às aulas.

Por conta disso, professores que se habilitam a ensinar online estão inovando seu modo de dar aula e contribuindo com a educação do País. 

Se você é professor ou domina algum assunto que seja muito procurado, dar aulas à distância é uma alternativa que deve ser considerada.

As aulas particulares podem ser ministradas em casa, desde que você separe um cômodo da sua residência que seja apropriado para tal. 

Lembre-se que aqui duas pessoas precisam se manter focadas: você e, principalmente, o aluno do outro lado da tela.

Não deixe que distrações do seu ambiente doméstico tirem sua atenção e a atenção de quem está ali para aprender. 

As principais matérias ensinadas online são línguas estrangeiras, reforço escolar – matemática, português, geografia – preparação para vestibular ou concurso, música, culinária e até finanças. 

É fundamental que você seja organizado e tenha uma boa comunicação. Divulgue as aulas no boca a boca, com panfletos, cartazes na frente da sua casa, redes sociais e anúncios na internet.

Fonte: JornalContabil | 20/07/2020