Área do Cliente
Imposto de Renda: Quem paga aluguel pode abater sobre o IR?

Ao contrário das despesas dedutíveis, como saúde e educação, o aluguel não pode ser abatido no Imposto de Renda. No entanto, deve ser declarado no momento do preenchimento do tributo, pois faz parte das suas despesas que, assim como seus rendimentos, devem ser incluídos na declaração.

Assim como você, outros milhões de brasileiros que pagam aluguel sentem-se desapontados ao saber que não há possibilidade de deduzir o aluguel sobre o Imposto de Renda. Embora seja necessário declará-lo ao realizar a declaração.

Descubra, abaixo, mais informações sobre a obrigatoriedade de mencionar o aluguel na declaração e como declará-lo no seu Imposto de Renda.

Preciso declarar meu aluguel no Imposto de Renda?
Como mencionado, mesmo não podendo abater o valor pago a título de aluguel da base de cálculo do Imposto de Renda, é necessário incluí-lo na declaração do tributo.

Além disso, o contribuinte que deixar de informar os valores pagos referentes ao aluguel, seja de moradia ou sala comercial, poderá arcar com uma multa de 20% sobre o valor ocultado. Por isso, não deixe de declará-los, viu?

Como declarar aluguel no Imposto de Renda?
Para manter transparência frente a Receita Federal, insira todo o valor pago durante o ano-calendário da declaração na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o “código 70”, referente a “Aluguéis de Imóveis”. Na ficha também será preciso informar o nome e o CPF/CNPJ do locador.

Essas informações poderão ser encontradas facilmente no seu contrato de aluguel. Mas, caso você alugue sua moradia ou sala comercial através de uma imobiliária, elas poderão ser acessadas por meio do informe de aluguéis pagos fornecido pela empresa.

No mais, lembre-se de guardar todos os comprovantes de pagamento do seu aluguel, assim, se sua presença for requisitada pela Receita Federal para mais esclarecimentos, será possível comprovar a veracidade das informações apresentadas.

Por fim, mesmo não sendo possível abater aluguel no Imposto de Renda, saiba que existem várias outras despesas que são dedutíveis e cumprem esse papel.

Conteúdo original Leoa | 12/05/2020.