Área do Cliente
Parcelamento IPVA 2020: onde e como pagar?

Começa o ano e, com ele, uma série de impostos para pagar, além de gastos com material escolar, viagens de férias e aquela sobra de presentes do Natal. Por isso, pode ser interessante aprender como funciona o parcelamento IPVA 2020 se você quiser economizar dinheiro.

Afinal, juntando o IPTU, dos materiais, das viagens e os presentes de Natal, o gasto acima do normal em janeiro pode ficar pesado. Assim, é interessante parcelar o IPVA 2020 para pagar um pouco em cada mês e não sofrer tanto assim com o começo do ano.

Quer saber como funciona o parcelamento do IPVA 2020? Então siga a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que significa IPVA?
IPVA é um dos principais impostos que são pagos pelos cidadãos brasileiros todos os anos no país. A sigla significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e indica que o tributo é cobrado de todos aqueles que são donos de veículos automotores, como carros, motos, caminhões ou ônibus.

Na prática, o IPVA é um imposto “nacional”, uma vez que é cobrado no país todo. No entanto, ele é um imposto estadual, sendo definido pelo estado em que o carro está registrado. O dinheiro do IPVA, por sua vez, vai metade para a Unidade Federativa em questão e outra metade para a cidade onde o carro está inscrito.

Muita gente acredita que por ser um imposto sobre veículos automotores de terra, o IPVA é usado para cuidar das estradas ou ruas do país. Na verdade, ele não serve para isso obrigatoriamente, uma vez que não há gasto atrelado ao imposto. Na verdade, o dinheiro pago no IPVA pode ser usado para a Educação, Saúde e outras obrigações dos governos estaduais e municipais que recebem o dinheiro.

IPVA: Como consultar?
O IPVA é um tributo que exige certa proatividade do motorista, uma vez que ele não é entregue em casa como no caso do IPTU.

No entanto, é muito fácil cuidar do IPVA usando algumas ferramentas para isso. Nós gostamos muito do site WebDespachantes, que é muito fácil de usar, simples e, o melhor de tudo, gratuito.

Por lá, é muito fácil para consultar o valor do IPVA que você deve pagar, as datas exatas e como realizar o pagamento do tributo sem dificuldade.

Para utilizar o serviço é muito simples. Entre no site oficial do WebDespachantes ou baixe o aplicativo dele na App Store ou no Google Play.

Uma vez lá, escolha a Unidade Federativa do seu veículo. Por enquanto, só estão disponíveis o Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Depois, insira o RENAVAM do seu carro no sistema para que ele possa consultar todas as informações sobre débitos abertos relacionados ao seu carro. A busca é feita diretamente na base de dados do Detran, o que a torna segura e oficial, sem nada de errado.

Nos resultados, aparecerão todos os débitos relacionados ao seu carro. Se tudo estiver em dia, só aparecerá o IPVA 2020. Se houver alguma multa ou algo do tipo, ela também aparecerá.

IPVA: Como pagar?
Normalmente, os estados brasileiros oferecem a possibilidade de pagar o IPVA parcelado. No entanto, o procedimento do parcelamento IPVA 2020 é muito complicado pois é necessário emitir vários boletos em datas específicas.

Com o WebDespachantes, o parcelamento fica muito fácil de ser feito. Basta selecionar o débito que quer pagar (no nosso caso, o IPVA 2020) e escolher um método de pagamento, que pode ser 12 vezes em cartões de crédito.

IPVA: Onde pagar?
Depois de selecionar o método de pagamento, aparecerá uma lista de despachantes próximos de você para escolher. Faça o pagamento online mesmo e depois basta ir buscar o documento no despachante escolhido (ou esperar que ele o entregue via Correios).

Assim você não precisa perder tempo indo até o despachante, pegando fila, perdendo horário de almoço para poder pagar o imposto e obter o licenciamento do seu carro dentro dos prazos determinados pelo governo.

A vida fica muito mais fácil quando não precisamos pegar fila ou burocracia, fazendo tudo pela Internet mesmo, não é? Em pouco tempo, você se acostumará com o serviço e vai querer versões para outros compromissos também.

Como fazer parcelamento IPVA?
Como dito, o parcelamento IPVA normalmente pode ser feito de forma manual com os dados oferecidos pelo governo. Os boletos parcelados ficam disponíveis no site do Banco Bradesco ou nos sites das respectivas Secretarias de Fazenda de cada unidade federativa.

No entanto, o problema é que o controle dos pagamentos deve ser feito por você, seguindo datas complicadas e pouco intuitivas.

Além disso, normalmente, o pagamento do IPVA só pode ser feito em cerca de 3 parcelas pelo governo.

No entanto, pelo WebDespachantes, é possível fazer o parcelamento em 12 vezes, tudo pelo cartão. Fica muito mais fácil de pagar pelo tributo.

E aí, aprendeu como fazer o parcelamento do IPVA 2020? Fácil, não é mesmo? Então não perca tempo e já quite o imposto sem dificuldades!

Fonte: www.jornalcontabil.com.br | 28/01/2020.