Área do Cliente
Economia deve crescer de cerca de 0,7% no primeiro trimestre, estima Meirelles

Se a projeção se confirmar, o País terá saído de uma recessão que se arrastou por 2 anos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (29) que o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos no País — do primeiro trimestre deve mostrar crescimento de cerca de 0,7% ante os três últimos meses de 2016.

O PIB do primeiro trimestre será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quinta-feira (31). De acordo com o ministro, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento deve ficar entre 2,5% e 3%. Se a projeção de Meirelles se confirmar, a economia brasileira terá saído de uma recessão que se arrastou por dois anos.

Os analistas consultados pelo Banco Central, segundo o relatório Focus, estimam que a economia brasileira deve crescer 0,49% este ano e 2,48% no ano que vem.

Em conversa com jornalistas estrangeiros, o ministro também afirmou que não existe um plano B para aprovar a reforma da Previdência por decreto.

A reforma da Previdência é fundamental para colocar as contas públicas em ordem. A aprovação da medida, no entanto, deve atrasar no Congresso por causa da crise política que atinge em cheio o governo Michel Temer.

Segundo o ministro, do ponto de vista fiscal, não importa muito se a reforma da Previdência for aprovada neste ano ou no próximo.

fonte: noticiasR7.com