Área do Cliente
Renegocie sua dívida

POR MARIA INÊS DOLCI

Você deve e deseja pagar a dívida, mas com um valor que caiba no orçamento? O caminho é renegociar o pagamento do débito. O ideal é procurar o fornecedor e tentar acertar o parcelamento da dívida em mais vezes.

Deve-se analisar detalhadamente o contrato do financiamento (valor, juros e o valor das parcelas). Confira as parcelas em aberto e calcule o que é possível você aceitar na negociação. Faça a solicitação por escrito e dê prazo para resposta. Exija o Custo Efetivo Total, que envolve tudo que faz parte da cobrança.

Caso a negociação não surta resultado outra possibilidade é pagar a dívida em juízo. Mas só é cabível a partir do momento que o credor cometer abusos com cobranças de altas taxas de juros, desobediência ao pactuado em contrato, ou quando o credor não quer receber o débito, entre outros motivos.

O credor não é obrigado a renegociar. Mas se ele aceitar novas condições e você deixar de cumprir alguma parcela do acordo sua situação volta à estaca zero, com a dívida a ser quitada em menos tempo. Por isso, ao renegociar cuidado para não aceitar condições que o seu orçamento não comporta.

Fonte: mariainesdolci.blogfolha.uol.com.br